O objetivo do projeto “Educação – O Desafio dos Anos Tardios – Viver e Aprender”, é melhorar o nível de formação das pessoas pertencentes à chamada terceira e quarta idade e, consequentemente, reduzir a sua taxa de marginalização.
O grupo-alvo é composto por anciãos (mais de 65 anos) que precisam de uma gama mais ampla de atividades educacionais.
O objetivo do projeto, após a fase inicial de pesquisa, é criar material de apoio à formação, útil para educadores, formadores e anciãos nas áreas de lazer, saúde e desenvolvimento de competências.
As pessoas mais velhas enfrentam uma série de barreiras que torna difícil a aprendizagem.
As barreiras mais frequentes podem ser:
- conceção errada de si mesmos;
- saúde frágil;
- dificuldades motoras;
- falta de companhia;
- pouca informação.
Até meados do século 20, a pesquisa psicológica na formação dos anciãos tem sido dominada pelo modelo de deficit. Este modelo descreve o processo de envelhecimento como uma fase da vida em que as capacidades cognitivas e intelectuais são reduzidas gradualmente.
Atualmente o foco centra-se, ao invés disso, nas oportunidades disponíveis para as pessoas mais velhas para que possam usufruir delas e ter uma vida plena.
Este projeto responde a essas necessidades de recursos, fornecendo:
- Educação baseada em problemas realistas – procurar e encontrar soluções para os problemas;
- Suporte para lidar com momentos críticos na vida;
- A aquisição de novos conhecimentos e habilidades;
- Superar a ansiedade, medo e, em alguns casos, a timidez;
- Incentivo e motivação.
Os participantes do projeto são professores, técnicos, trabalhadores de organizações parceiras e pessoas com mais de 60 anos de idade.
O principal objetivo do projeto é melhorar as oportunidades de aprendizagem para os anciãos nos países participantes.
Os objetivos específicos são:
- Aumentar o nível de educação das pessoas pertencentes à terceira e quarta idade;
- Aprender a aceitar a velhice como uma fase da vida.
Parceiros do Projeto:
Este projeto foi financiado pela Comissão Europeia. Esta publicação e todo o seu conteúdo reflete apenas os pontos de vista dos autores e a Comissão Europeia não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.
Anexos
Módulos e Desafios
The aim of the project “Education – The Challenge of the Later Years – Life and Learn” is to improve the education of “third and fourth age people”. It will consequently reduce the marginalization of people over 60 years old.
The target group consists of elderly people who need a wider range of educational activities.
It is necessary to create training materials for educators in the areas of leisure, health, talent development. Elderly people meet a number of barriers making their come back to learning difficult.
The barriers may include:
- Perceiving oneself as too old;
- Fragile health;
- Mobility difficulties;
- Lack of companionship;
- Too little informations.
Until the middle of the 20th century, psychological research on the education of older people was dominated by the deficit model.
This model describes the process of aging by means of reduced cognitive and intellectual abilities. Currently attention is rather on the resources available for older people.
This project responds to these resource needs by providing:
- Education based on realistic problems – seeking and finding solutions to problems;
- Support in dealing with critical moments in an adults' lives;
- Acquiring new knowledge and skills;
- Overcoming anxiety, fear and, in some cases, shyness;
- Inspiring, encouraging and motivating.
The participants of the project are teachers, coaches, workers for partner organizations and people over 60 years of age.
The main objective of the project is to improve learning opportunities for older people in partner countries and the specific objectives are:
- To increase the education of the third and fourth age people;
- To improve the social acceptance for the period of old age as a stage of life.
Partners:
This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.
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Modules and Challenges